O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou recentemente que a Adjaye Associates e o Studio Zewde serão os escritórios de arquitetura responsáveis pelo projeto de reurbanização de parte do Campus do Centro Psiquiátrico de Kingsboro no East Flatbush, Brooklyn. O projeto, orçado em US$ 400 milhões, está sendo desenvolvido no contexto da Vital Brooklyn, uma iniciativa que pretende investir mais de 1,4 bilhão de dólares na transformação de uma área subutilizada de aproximadamente 3 hectares em pleno centro do Brooklyn em um novo e vibrante bairro sustentável.
Ao todo, o projeto desenvolvido em parceria pela Adjaye Associates e Studio Zewde incluirá mais de 900 unidades residenciais e um novo condomínio para a terceira idade, o qual deverá substituir uma estrutura construída ainda na década de 1930. Além disso, o novo bairro sustentável do Brooklyn contará com amplos espaços públicos e áreas verdes e cultiváveis, uma quadra de basquete, uma estufa e um centro comunitário. Outras amenidades incluem um ginásio esportivo, um supermercado, uma biblioteca digital e outros espaços culturais e de formação.
A pandemia COVID-19 expôs ainda mais as desigualdades nas principais cidades do estado de Nova Iorque, demandando ações urgentes e necessárias principalmente que se refere ao acesso à moradia digna e oportunidades de emprego. Por meio da iniciativa Vital Brooklyn, estamos procurando atender essas demandas, transformando um antigo terreno subutilizado no Campus do Centro Psiquiátrico de Kingsboro em um novo e vibrante bairro que nos ajudará a construir uma Nova Iorque melhor, mais acessível e justa para todos. -- Governador do estado de Nova Iorque, André Cuomo
Além disso, a proposta está sendo concebida para alcançar a meta de 30% de novas empresas e negócios geridos por minorias (MWBE) no estado de Nova Iorque. Neste contexto deverão ser criados até 3.700 novos postos de trabalho temporário durante a fase de obras e mais de 200 empregos permanentes para os moradores da cidade. A Vital Brooklyn Initiative, é um programa social voltado à promoção de moradia, saúde e educação, o qual procura combater as desigualdades sociais, econômicas e raciais na cidade de Nova Iorque.
Além disso, a Adjaye Associates revelou recentemente o projeto para o Instituto Africano nos Emirados Árabes Unidos, o primeiro centro dedicado ao estudo e a pesquisa da cultura africana no mundo árabe. Cobrindo uma área de mais de 30 mil metros quadrados, o Instituto Africano será construído em pleno centro da cidade de Sharjah, “introduzindo uma escola de pensamento inteiramente nova no ambiente acadêmico global”.